quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Destino do lixo eletrônico

DESTINO DO LIXO ELETRÔNICO:

Os resíduos eletrônicos são nada mais que artigos que não podem ser mais reaproveitados,como computadores, celulares, câmeras digitais, MP3,televisão,DVDs entre outros. São considerados também lixos eletrônicos os artigos de casa, como geladeiras, micro-ondas, freezer e o que mais você usa em casa que, descartados, podem poluir o planeta.
Quando você troca seu equipamento eletroeletrônicos, ele pode prejudicar o meio ambiente, pois são produzidos com substâncias nocivas, e uma vez descartadas de forma incorreta em locais pouco apropriados como lixões e lençóis freáticos que tornam-se problemas ainda maiores.
Os lixos eletrônicos representam 5% de todo o lixo produzido pela humanidade. Isso quer dizer que 50 milhões de toneladas são jogadas fora todos os anos pela população do mundo.
Deste total, 40% se encontram na forma de eletrodomésticos. Aqui no Brasil são fabricados 10 milhões de computadores e quase nada é reciclado, ate 2012 espera-se que aqui o número de computadores existentes no país dobre e chegue a 10 milhões de unidades.
Um computador é feito de elementos básicos como: plásticos, metais, também de componentes extremamente prejudiciais a saúde, como: chumbo, cádmio, belírio, mercúrio entre outros.


DICAS DE COMO DESCARTAR SEU LIXO

Para celulares, procurar sempre as revendedoras de sua operadora, para que as baterias possam ser devolvidas as empresas fabricantes,sendo despejadas em locais seguros;
Para pilhas procurem locais de coleta seletiva de sua cidade, e não jogue no lixo comum;
Para os eletrodomésticos a doação para pessoas carentes ou deixar em locais em que as peças possam ser reutilizadas para arrumar aparelhos com defeitos. É preciso ter em mente que muitas pessoas podem precisar daquilo que para nós é considerado lixo.

Maria Tais /Cristiane

COMO FOI A OFICINA:

Foi uma experiencia única, pois aprendemos muito. Como por exemplo:que as matas ciliares são comparadas aos cílios de nossos olhos, que sem ela não a vida, porque necessitamos dela para proteger nossos rios e com isso teremos agua pura por muito tempo. O destino do lixo eletrônico e que devemos utiliza-lo ate estar invalido,valorizar o que temos de tecnologia em casa. A economia da agua e que a agricultura é a que mais utiliza agua no Brasil, e que á varias formas de economizar a agua no colégio, em casa, etc. O PROFESSOR MARCOS: É muito divertido, diferente de todos os que conhecemos por seu jeito de ser,...Resumindo uma pessoa maravilhosa, super legal.

ADORAMOS PARTICIPAR DA OFICINA !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário