quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Texto de Maria Camila Colaço

Mata Ciliar


A mata ciliar é a formação vegetal localizada nas margens dos rio,lagos, represas e nascentes. considerada pelo código florestal federal como ''área de preservação permanente'.' com diversas funções ambientais, deve respeitar uma extensão especifica de acordo com a largura do rio, lago,represa ou nascente.

A mata ciliar é responsável por:


*reter/facilitar resíduos de agroquímicos, evitando a poluição dos cursos d'água

*proteger contra o assoreamento dos rios e evitar enchentes

  • formar corredores para a biodiversidade

  • recuperar a biodiversidade nos rios e áreas ciliares

Sem a Mata Ciliar acontece:

Perda de qualidade da água, erosão e perda de nutrientes do solo, aumento de pragas nas lavouras, redução de atividade pesqueira, enchente e assoreamento dos rios.esses são os danos causados pela redução de matas ciliares. A ausência da mata ciliar faz com que a água da chuva escoe sobre a superfície, não permitindo sua filtração e armazenamento no lençol freático. Com isso, reduzem-se as nascentes e são afetados os córregos, os rios e os riachos.


Fera com Ciência 2009 - Irati - PR

É a primeira vez que participo do Fera Com Ciência , achei fascinante o evento. Gostei muito do professor Marcos, ele foi muito legal e os colegas de sala também foram ótimos os alunos da Escola Xavier nos receberam muito bem as atividades foram ótimas, simplesmente.... adorei!!

beijos e abraços a todos: Maria Camila Colaço

Nenhum comentário:

Postar um comentário